sábado, 23 de novembro de 2013

TRAIPU TERRA DA GENTE DO CRUZEIRO DA TABANGA Durante uma das nossas reuniões do terço dos homens, foi lançada a ideia para subirmos a serra da Tabanga rezando o terço até o cruzeiro onde está a imagem da Santa Nossa Senhora de Fátima. Aceita de imediato por muitos, que se depuseram entrar nessa peregrinação para aquele lugar santo.Marcamos ,tudo certo..O domingo 23,antes do Natal,uma forma de preparação para essa data tão significativa.Saímos do porto da areia,na Av. Beira Rio,numa lancha de Jairo filho de Ivo que apesar de fazer parte desse grupo ,não pôde ir,com destino ao pé da Serra onde começa a primeira estação.O pequeno percurso pelo rio foi perfeito,com vistas maravilhosas de nossa cidade.Aproveitamos nossa câmaras para registrar esses momentos.Essas quatorze cruzes estão ai nos seu lugares há anos esperando que alguém crie coragem e faça o que nos dispomos.Acho que falta divulgação.A travessia,apesar de ser numa lancha pequena,foi boa,porque estava cedo sem marulhadas,e com poucas pessoas para a capacidade dessa embarcação.Os coletes davam mais segurança,para uma eventual emergência.Assim que chegamos e ficou combinado, com o dono da lancha , para uma hora depois nos esperar na croa, no ponto das barracas de bebidas.La poderíamos saborear uma cervejinha e até darmos um mergulho nas águas límpidas do rio.A primeira cruz,logo no começo da subida,marcava o primeiro martírio de Jesus, em letras gastas pelo tempo dizia, a crucificação de Jesus.Rezamos o primeiro mistério .Essa área está desmatada, apresentando um pasto nativo destocado,com um subida acentuada,cheia de pedras pequenas.Chagando na segunda cruz,mais ou menos uns cinqüenta metros da primeira,já sentindo a dificuldade da jornada.Parecia que nossos pulmões precisava se acostumar aos poucos com a altitude.Muitas pedras soltas e juntas não davam firmeza aos passos,por isso tivemos que andar bem devagar.Rezamos nessa outra cruz com outra inscrição,primeira queda de Jesus,seguindo o roteiro dos passos de Jesus durante o calvário.Ainda enfrentamos umas seis estações nessa área difícil de desmatada,um pouco íngreme,chegando a suarmos,doendo as batatas das pernas. Ví alguém sentar-se um pouco, para descansar.Logo na frente uma Arvore frondosa,dando sombra e melhorando a nossa ida.Também começava a ficar mais suave.Varias arvores grandes, de barrigudas,parecendo mulheres prenhas,cheias de frutos verdosos.Essas barrigudas estão cheias d águas,para numa emergência com um bambus e retirar o liquido que sacia a sede do viajante.Baraúnas e até Canjaranas,com muitos frutos.Talvez tenha soins,mas não vimos, nenhuma.Acho que o barulho espantou os animais ..Tem muitas macambiras,cactos,e cipós,ao lado do caminho que por sorte ,está limpo e bom de andar.A subida agora totalmente dentro da mata com pouco desnível,quase plana e sombria.As estações continuam com suas cruzes em pé com as mensagens e conservadas.Algumas com pequenas pedras por cima dos braços das cruzes, marcando orações,e que ali também alguém rezou .Encontramos arvores com inscrições feitas de facas parecendo tatuagem.Que esses tatuem seus corpos e deixem as arvores em paz.Vi isso com desprezo.Já pensou se todos que passassem ferissem essas arvores,em pouco tempo estariam mortas,deixando de dar sombra,frutos e vida aos animais.Cada um de nós,foi designado ler um pequeno trecho dum livrinho de orações,onde indicava a passagem daquele mistério.O clima entre a gente era de paz, seriedade,brincadeiras e muita união.Seguimos observando os detalhes de cada visão do horizonte,das arvores ,de tudo que fazia parte desse roteiro.Nada poderia ficar despercebido,por se tratar de lugar diferente,exótico para todos dali, que apesar de vermos de longe todos os dias,mas nos era estranho.Agora sim estávamos ali.É como o sol a lua que todos os dias apesar de vermos,não podemos estar lá. Finalmente uma estada suave e nosso corpo já adaptado a altura. Todos muito bem, restando poucas estações, e o cruzeiro.O primeiro dentre os três que existia só resta a haste principal.Tinha também ao lado a antiga haste de um que foi substituído.É um esteio de braúna que num canto resistindo ao tempo,mostra que já foi imponente mirando Traipu.A travessa da cruz está no chão ao lado,do segundo não existe mais, mas o maior, firme pintado de novo ,pelo lado direito da imagem da santa,com seus braços abertos indicando e fazendo jus ao nome desse lugar ,conhecido com Cruzeiro da Tabanga.Ficamos imaginando como um helicóptero posou naquele lugar pequeno e difícil acomodação para aquele aparelho.Há poucos anos vimos um visitante usar um desses ,para visitar esse cruzeiro,mas não tínhamos ideia de espaço existente. Muito pequeno para o pouso. No pedestal da santa placas indicando com detalhes da aparição de nossa senhora a vidente, e do consentimento dos antigo s proprietários,par construção daquele monumento ali.Tinha mais outras.A estatua da santa estava com sujeiras de excrementos de urubus,que posavam assim também a cruz maior.Também muitas inscrições com nomes de pessoas que visitaram e sem nenhuma preocupação deixou rastros ,como se aquilo fosse um livro de assinaturas.Ao meu ver é um desrespeito,com um patrimônio publico,que não tinha nem um mês de pintado.O esforço nosso da subida,foi compensado pela linda vista de Traipu, a oeste Gararu,Lagoa Primeira e até Jenipatuba.O rio serpenteando entre as serras de Sergipe e Alagoas,mostra espelhos perto de Borda Mata em Sergipe,e até na região de Própria.Não se vê a cidade devido as cinzas do tempo,pela distancia.Mas acho que pela noite se avista as luzes desse lugares.A paz reinada naquele local que estávamos. .De lá de cima vemos a Igreja ,como o prédio principal de Traipu, depois ,a prefeitura ,câmara,torres, e caixas d’água. As importantes ruas, as casas, são pequenas, mas não enxergamos nenhuma pessoa andando, nem um ser em movimento.Dá para refletirmos ,de como somos insignificantes,pequeninos ,um nada. Por que tantos querem ser grandes,arrogantes ,vaidosos?De lá de cima,vemos a realidade, sobre as pessoas ,o que somos,de tão pequenas ,um mero pontinho no espaço,um cisco no meio da rua. Fica, pois a lição, Só Deus é grande. E que nossas vaidades egoísmos, que são meras ilusões bestas sem fundamentos ,se afastem das nossas vidas ,dos nossos corações.Vamos botar os pés no chão,sermos mais solidários.E nosso natal seja de amor ,paz,e solidariedade. Douglas Felipe curtiu isto. TRAIPU TERRA DA GENTE O SÓLIO Já fazem mais de dez anos que tive um sonho diferente. Uma Senhora, alta bonita, dizia para mim, assim:- querem tomar o sólio do meu filho.Aquilo ficou martelando na minha cabeça,porque eu nunca ouvi falar naquela palavra .Achei bonita e diferente.Tive insônia depois daquilo.Para voltar a dormir tive que pegar uma caneta e num pedaço de papel escrever aquela palavra,colocando aquilo, num lugar que eu veria no outro dia.Assim poderia ir num dicionário ver o significado , tirar as minhas conclusões.Eu sempre assistia alguns programas da Tv Canção Nova,e gostava muito de ler a Bíblia,mas nunca tinha lido ou ouvido aquela palavra.Não me veio a curiosidade de ver na hora.Apenas algo me empurrava par deixar registrado num papel.No outro dia depois de me desocupar dos afazeres matinais,pude ver com calma.Aquela coisa ainda clicava no meu pensamento.Por incrível que parece,quando peguei o dicionário e vi o significado,me arrepiei.A palavra Sólio significa –cadeira pontifícia,a cadeira do papa.Pensei quem teria sido essa mulher do sonho,Nossa Senhora ? Aquela mulher Alta ?Mas as nossas senhoras são de todas as cores,também pode ser de todas alturas.Depois contei esse sonho para algumas pessoas que não deram importância,e viram como um simples sonhos.Para mim achei um sonho ,muito estranho .Mas essa historia morreu comigo.Agora resolvi contar porque amanhã iremos subir a serra da Tabanga rezando o terço,parando nas estações,que são representadas por cruzes fincadas durante o percurso do caminho ,que leva ao topo,onde estão dois cruzeiros e a imagem de Nossa Senhora de Fátima.La terminaremos nossa peregrinação.Também tempos depois,tive outro sonho,,onde via uma imagem formada de nuvens,muito grande duma santa que impedia de um animal enfurecido,que ameaçava destruir e passar para Traipu.Dava para sentir no coração as palavras:-protegerei minha terra.Não é a toa, também que essa imagem de Nossa Senhora está ai nesse lugar.Se baseia no pagamento de uma promessa de Geselita Correia dos Santos de acordo o sonho e uma profecia de um beato de Manaus –Edson Glauber,cujo nome tem uma placa homenageando-o, nos pés da imagem.Diferente de sonhos verdades,lendas ou o que seja,ter fé é uma necessidade para continuarmos diferentes dos animais irracionais.Que Deus sempre esteja conosco.Gloria a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade. Elmanuel Machado Ciro Machado, onde fica esse local? 22 de dezembro de 2012 às 15:17 • Curtir • 1 Ciro Machado Na serra ada Tabanga nao Cruzeiro.Essa placa fica aos pés da Imagem de Nossa senhora de Fatima. 22 de dezembro de 2012 às 15:18 • Curtir • 2 Elmanuel Machado Eu visitei esse local há mais de vinte anos atrás! Mas, como visitei Fátima-Pt, tudo o que diz respeito a Ela pesquiso, pois, tenho uma devoção muito grande pela Senhora de Fátima. Posteriormente, darei aqui um testemunho da presença dela em minha vida! Já vi aqui no 'face' que amanhã vocês (dos Homens do Terço) estarão visitando esse santuário. Não será dessa vez que subiremos juntos. Quando for fazer te avisarei! Abraços fraterno

Nenhum comentário:

Postar um comentário